Projeto Ultragaz Cultural leva pianista premiado às comunidades do País

07/04/2017

                                                                 Concertos de Arthur Moreira Lima percorrerão 11 estados, com a proposta de levar música clássica e popular em um moderno caminhão-teatro. Primeira apresentação ocorreu em São Paulo, dia 28 de março.

O premiado pianista brasileiro Arthur Moreira Lima percorrerá 15 cidades de 11 estados do País a partir de 28 de março, apresentando concertos gratuitos em lugares públicos de comunidades, a bordo de um sofisticado caminhão-teatro que se transforma em um palco de 45 metros quadrados. É esperada uma plateia total de 50 mil pessoas no Brasil.


O projeto “Um Piano pela Estrada com Artur Moreira Lima e Ultragaz” é patrocinado pela Ultragaz e está alinhado à sua política de sustentabilidade, com o objetivo de levar música clássica e popular brasileira gratuitamente a um público diversificado, além de incentivar a formação musical de jovens de comunidades locais. A proposta é que ONGs e instituições de ensino levem seus jovens talentos para fazerem a abertura dos espetáculos.

O pianista promete interagir e aguçar o desejo musical da plateia, de todas as faixas etárias, a cada concerto, dialogando sobre música, instrumentos e diversidade cultural do País. Com 1h30 de duração, o concerto mescla música clássica universal (Beethoven, Mozart e Chopin) a clássicos da MPB (Luiz Gonzaga e Pixinguinha). Isso tudo sem desconsiderar o estilo musical da região.

Há 17 anos, o Ultragaz Cultural leva cultura e educação para vários estados do País, especialmente à população que menos tem acesso a atividades deste tipo. Promover a democratização cultural é um dos nossos compromissos de sustentabilidade”, afirma Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Companhia Ultragaz. 

A grande novidade, contudo, está no piano de cauda, elemento principal, transportado no caminhão juntamente com todos os equipamentos do concerto, o próprio palco (conversão do baú do veículo na área da cena), o som, o telão, a iluminação, o ar condicionado e até mesmo o camarim. Tudo gerenciado por uma equipe de 17 pessoas.

O primeiro espetáculo aconteceu na cidade de São Paulo, na região central e foi aberto pelos alunos da Escola Municipal de Música de São Paulo, uma das mais renomadas instituições de ensino musical da América Latina. Fundada em 1969 pelo maestro e compositor Olivier Toni, desde 2013 passou a integrar a Fundação Theatro Municipal de São Paulo, sendo coordenada pelo compositor Antonio Ribeiro.

Depois da capital paulista, o concerto seguiu para Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP). No mês de abril, o show segue para Senador Canedo (GO), Araucária (PR), Canoas (RS), Duque de Caxias (RJ), Betim (MG), Barra de São Francisco (ES) e Salvador (BA). Por fim, em maio o caminhão-teatro estacionará em Aracaju (SE), Suape (PE) e Caucaia (CE).

“A Ultragaz tem a preocupação de levar a cultura sofisticada à população, sem esquecer de disseminar a música popular brasileira, que faz do nosso País uma nação tão particular e especial”, destaca Arthur Moreira Lima.

Sobre o projeto Ultragaz Cultural

O Ultragaz Cultural é um projeto da Ultragaz que utiliza os incentivos da Lei Rouanet e conta com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura e das prefeituras das cidades nas quais se apresenta. 

O objetivo do programa é promover e disseminar a cultura entre jovens e crianças de diferentes comunidades, por meio de espetáculos e eventos educativos. Desde 2000, o Ultragaz Cultural propaga cultura por meio da música, dança, teatro, folclore e literatura. 

Sobre a Ultragaz

Primeira empresa de GLP engarrafado, e pioneira na venda a granel, a Companhia Ultragaz possui 17 bases de engarrafamento e outras 21 de estocagem e distribuição espalhadas por todo o Brasil, responsáveis pelo fornecimento de mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 50 mil clientes empresariais. Sua rede de Revendedores conta com cerca de 5 mil lojas. 

A Ultragaz também faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros com atuação nos segmentos de distribuição de combustíveis por meio da Ipiranga, na indústria de especialidades químicas com a Oxiteno, no segmento de armazenagem para granéis líquidos por meio da Ultracargo e no setor de varejo farmacêutico por meio da Extrafarma.